1. Processos de Desenvolvimento Humano e Cultura
 
Objetivo: esta linha investiga processos de desenvolvimento e construção do conhecimento, e o seu papel na motivação, cognição e desenvolvimento sócio-emocional do ser humano. Inclui pesquisas dos processos de comunicação, metacomunicação, conceitos, teorias e representações que se constituem nas interações entre os seres humanos e a sociocultura, e que fundamentam as práticas sociais. Outros projetos analisam a co-construção de padrões de interdependência social (cooperação, competição e individualismo) e ontogênese de crenças e valores humanos, bem como a questão ética e da moralidade no contexto socio-histórico cultural. Inclui também projetos realizados a partir de perspectivas teóricas distintas, entre as quais a sócio-histórico-cultural e a das representações sociais. Dentre outros, são objeto de estudo a formação do self e os processos de identificação, destacando-se aspectos tais como linguagem, memória, crenças e práticas culturais em contextos culturais específicos..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano / Especialidade: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano / Especialidade: Desenvolvimento Social e da Personalidade.
Setores de atividade: Saúde Humana; Desenvolvimento Urbano; Desenvolvimento Rural.
Palavras-chave: Cultura; memória; identidade; conhecimento; Narrativa; autoregulação do self.
 
 

2. Processos Educativos e Psicologia Escolar
 
Objetivo: esta linha inclui projetos que investigam os fatores cognitivos e sócio-afetivos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e suas implicações para o desenvolvimento de estratégias de intervenção nos processos educativos, em seus diversos contextos. Investigam, ainda, a construção de competências no meio escolar, seja do ponto de vista individual ou institucional. Estudam, também, o papel, a formação e atuação do psicólogo no contexto escolar, bem como analisam e desenvolvem metodologias de pesquisa e instrumentos de avaliação para o estudo dos diferentes fatores envolvidos nos processos educativos..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano / Especialidade: Desenvolvimento da Linguagem Escrita.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano / Especialidade: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Educação Pré-Escolar e Fundamental; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Palavras-chave: cultura e identidade; letramento; Organização do conhecimento; crenças; inclusão; formação de professores.