Aqui apresentamos resultados das pesquisas com enfoque no ensino fundamental.b;

BERALDO, R. M. F.; CASTRO, D. . Uma revisão sobre o conceito intersubjetividade em práticas colaborativas no ensino fundamental e médio. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

VERSIANE, L. S. ; BERALDO, ROSSANA MARY FUJARRA . ?É preciso ter respeito porque cada um é diferente? ? a produção de significados sobre inclusão por estudantes do 3o ano do ensino fundamental. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

BARBATO, Silviane ; CAVATON, Maria Fernanda . Desenvolvimento humano e educação: contribuições para a educação infantil e o primeiro ano do ensino fundamental. 01. ed. Aracaju- SE: EDUNIT, 2016. v. 01. 296p .

BARBATO, Silviane . Integração de crianças de seis anos no ensino fundamental de nove anos. 01. ed. São Paulo: Parábola, 2008. v. 02. 120p .
 
BARBATO, Silviane . A criança no início da escolarização: brincadeira e fala como pontes para a aprendizagem. In: Silviane Barbato; Maria Fernanda Farah Cavaton. (Org.). Desenvolvimento humano e educação: contribuições para a educação infantil e o primeiro ano do ensino fundamental. 1ed.Aracajú-SE: EDUNIT, 2016, v. 1, p. 23-52.ATON, Maria Fernanda
 
CAVATON, Maria Fernanda ; BARBATO, Silviane . A mediação do desenho na construção da escrita da criança. In: Silviane Barbato; Maria Fernanda Farah Cavaton. (Org.). Desenvolvimento humano e educação: contribuições para a educação infantil e o primeiro ano do ensino fundamental. 1ed.Aracaju- SE: EDUNIT, 2016, v. 1, p. 207-244.
 
BARBATO, Silviane.BATO, Silviane Bonaccorsi. Letramento: conhecimento, imaginação e leitura do mundo nas salas de inclusão de crianças de seis anos no ensino fundamental de nove anos. In: Lia Scholze e Tânia M. K. Rösling. (Org.). Teorias e práticas de Letramento. 01ed.Passo Fundo: Editora da Universidade de Passo Fundo e INEP, 2007, v. 01, p. 273-287.
 
BARBATO, Silviane.BARBATO, Silviane Bonaccorsi. Letramento, alfabetização e escola na infância. In: Cform/UnB. (Org.). Práticas de linguagem oral e escrita para inclusão de alunos de 6 anos no Ensino Fundamental. 01ed.Brasília: CFORM/UnB: Secretaria de Educação Básica MEC/SEB, 2005, v. 01, p. 01-39.
 
BARBATO, Silviane.BARBATO, Silviane Bonaccorsi. Letramento e alfabetização e a inclusão de crianças de seis anos no ensino fundamental. In: CForm/UnB; SEB/MEC. (Org.). Práticas de linguagem oral e escrita para inclusão de alunos de 6 anos no Ensino Fundamental. 01ed.Brasília: SEB/ MEC e Editora da Universidade de Brasília, 2004, v. 01, p. 07-54.
 
Ramos, P.C.C. ; BARBATO, Silviane . Participação de crianças em pesquisa durante a educação infantil e o inicio do ensino fundamental. In: VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2011, Brasilia. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Brasilia-DF: Associação brasileira de Psicologia do Desenvolvimento, 2011. v. 1. p. 708-710.
 
Mendonça, J.E. ; Barbato, Silviane Bonaccorsi . Música e desenvolvimento da linguagem escrita: evidências de crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental. In: XXI Congresso Brasileiro e II Obero-Americano de Fonoaudiologia, 2014, Porto de Galinhas - PE. Ciclos de Vida, 2014. v. 1. p. p.1-1.
 
BORTONI-RICARDO, Stella Maris ; Martins, Cátia ; BOTONI, M. E. ; BARBATO, Silviane . Ensinar leitura e escrita no ensino fundamental. In: 1st Ibero-American Forum on Literacies, 2009, Braga, Portugal. Discovering Worlds of Literacy. Braga: Universidade do Minho, 2009. v. 1. p. 364-364.