O Laboratório de Pesquisa e Inovação Ágora-Psyché está vinculado ao Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de Brasília e produz conhecimento teórico-metodológico e aplicado com enfoque nos processos de desenvolvimento humano na contemporaneidade. Fundado em 2007, a partir de colaboração entre as professoras Lucia Helena Pulino e Regina Pedroza, o Ágora-Psyché é um espaço/tempo de diálogo no encontro entre a psicologia, a filosofia, a política, a ética, a educação, a história, as artes e as tecnologias. Desenvolve estudos do cuidado de si, das produções de significados e interpretações de si, do outro e do mundo em experiências estéticas, criativas, e em processos formais e informais de ensino e aprendizagem digitais.

 

O desenvolvimento humano se dá em diálogo consigo e com o outro em dimensões interhistóricas de povos e existência. Nesse fluir entre diversidades e singularidades, no em-sendo e devir humanos, busca-se compreender, desde perspectivas do estar-entre (inbetween) e das intersubjetividades, mediadas digital e/ou analogicamente, o desenvolvimento humano inicial e ao longa da vida, em contextos de formação de si, trajetórias e processos educacionais e formação profissional, em seus cotidianos, em momentos de transição e em experiências liminares como em desastres e deslocamentos humanos.

 

A Ágora era o coração da cidade, espaço da fala, da política e da liberdade da Polis ateniense. O Ágora Psyché é um espaço/tempo de encontro entre a psicologia, a filosofia, a política, a ética, a educação, a história, as artes e a cultura. Nesse espaço, os estudos e as atividades de pesquisa, ensino e extensão se voltam para sua dimensão pública, para a construção de conhecimento que se enraíze nas, e dialogue com as práticas sociais, criando novas possibilidades para o campo psicológico, em suas dimensões teórico-metodológicas e práticas, formando e informando profissionais de diferentes áreas. A ênfase está no desenvolvimento da discussão e produção baseada em conhecimentos reflexivos, críticos e criativos que possam originar conhecimentos que melhorem a vida e cheguem aos cidadãos, como instrumentos mediacionais para a formação profissional, em processos de criatividade, e colaboração multicêntrica no ensino e pesquisa, sobretudo de pesquisadores, psicólogos, professores e profissionais, que atuam em áreas afins e tecnológicas.

 

Destaca-se nossa contribuição para a formação inicial e continuada de profissionais da psicologia, professores e de áreas afins por meio de plano de trabalho no CAPES PrInt da UnB (2019-2021, e na nova versão), no PROCAD Amazônia (CAPES/FAPEAM, edital 2008, UFAM, UNIR e UnB) e desde o início do ano de 2020 em projeto sobre experiências liminares, durante e após o período da pandemia COVID-19, aprovado pelo COPEI (Comitê de Pesquisa, Inovação e Extensão de combate à Covid-19, apoio 2020-2022), do Decanato de Pesquisa e Inovação da UnB.

 

Os professores atuam sobretudo na linha de Pesquisa Cultura e Processos de Desenvolvimento Humano e com professores atuando também na linha de Psicologia Escolar e Educacional do Programa.

 

Os projetos desenvolvidos relacionam-se à formação profissional inicial e continuada; formação de professores; formação de psicólogos; à ética do cuidado, ao cuidado de si e o tornar-se (devir); ao estudo do self e de processos de identificação em transição, ao estudo sobre mediação das tecnologias na aprendizagem; a produção de significado em trajetórias de escolarização de jovens estudante no Ensino Médio e Universidade, e no PROCAD Amazônia; Produção de significados, crenças e valores no enfrentamento de situações de impacto, emergenciais relacionada à continuidade da educação e do trabalho; trajetórias em transição em experiências liminares; sobre as relações possíveis entre psicologia e filosofia; brincadeiras e processos de imaginação e criação; processos criativos; Dinâmicas de interação em sistemas semióticos mediados por objetos nas práticas educativas para crianças e crianças de 0-2. Psicologia escolar; Proposições Legislativas: inserção na Educação Básica e Superior, políticas educacionais e incursão na luta antimedicalizante.

 

Há uma centralidade de interesses na ética do cuidado, do em-sendo e devir humanos, nos processos de imaginação e de criação; nas produções de significados e semioses, no desenvolvimento das relações entre o self e identificação; da subjetividade, em contextos de formação profissional; das trajetórias de vida e educacionais e nos espaços coletivos mediados, sobretudo, virtuais.

 

Além das atividades de docência na UnB, temos atuado na organização, coordenação e docência de cursos, oficinas, disciplinas, no contexto de Projetos de Pesquisa, Extensão, com atuações junto aos sistemas públicos, com forte atuação na formação de professores da UnB no uso de tecnologias digitais no ensino superior, e no apoio à iniciativas de Saúde Mental do Decanato de Assuntos Comunitários da UnB.

 

Os professores do Ágora orientam em nível de Pibic, Extensão, Mestrado e Doutorado e Pós-doutorado. Os grupos de pesquisa dos quais participam e lideram no DGP/CNPq são: Grupo de Pesquisa Pensamento e Cultura (líder e vice-líder); Infância, educação e filosofia (líder); Criatividade, Educação e Singularidade; Educação, pensamento e filosofia; Forças políticas do ensinar e do aprender (UERJ); Grupo DETEDUCA - Educación Temprana y Educación, Faculdad de Psicologia, Universidad Autónoma de Madrid, Espanha. Grupo de Pesquisas em Psicologia Escolar Crítica e Políticas- PECPol (líder).  

 

Na ANPEPP, docentes do Ágora participam do GT Cultura, Pensamento e Linguagem na contemporaneidade; Políticas Educacionais; e Psicologia, Estética e Arte.

O laboratório colabora nacionalmente com a UFAM e UNIR com o PROCAD Amazônia, em que desenvolve projeto de pesquisa, que gerou também projeto de ensino multicêntrico oferta de disciplinas bilíngues português-espanhol, e em português, em nível de pós-graduação; e em diferentes projetos com outras universidades como UFF, UFRRJ e UERJ. Tem acordos internacionais com: Università di Bari Aldo Moro, Itália; Universidad Autónoma de Madrid, Espanha; Universidad Nacional de Educación a Distáncia, Espanha; Università di Parma, Itália. Colabora ainda com a UNER, Argentina; UNIVALLE, Colômbia; e na pedagogia dialógica com os EUA.

 

A equipe docente e discente do Ágora tem atuado em atividades de Monitoria, supervisão e tutoria de cursos a distância, no CEAD e na Universidade Aberta do Brasil (UAB), nas modalidades híbrida e a distância de ensino. Há 4 Projetos de Extensão sendo desenvolvidos:

Espaço Aion, coordenado pela Profa. Dra. Lucia Helena C. Z. Pulino

Política na Escola, projeto da parceria entre o Instituto de Ciência Política (IPOL/UnB) e o Instituto de Psicologia (IP/UnB), sob a coordenação da Profa. Dra. Marilde Loiola de Menezes e vice coordenação do Prof. Dr. Fauston Negreiros.

Autonomia, conta com a parceria da Profa. Dra. Regina Lúcia Sucupira Pedroza, é Coordenado pelo Prof.Dr. Fernando Bomfim Mariana, na Faculdade de Educação (FE/UnB).

Bem-vindos: português como língua de acolhimento e desenvolvimento humano. Coordenado pelo Dr. Danilo N. Prata (DEG UnB) e vice coordenação da Profa. Dra. Silviane Barbato, em parceria com o CIL-Guará (SEDF).

Em termos de publicações e atuações para a democratização da ciência, a equipe docente e discente do Ágora tem contribuído escrevendo para revistas e jornais, concedido entrevistas para meios digitais da internet, TV, rádio e meios impressos: www.agorapsyche.unb.br; UnBTV no youtube e outras iniciativas.