Projeto de Extensão Política nas Escolas

Projeto da parceria entre o Instituto de Ciência Política (IPOL/UnB) e o Instituto de Psicologia (IP/UnB), sob a coordenação da Profa. Dra. Marilde Loiola de Menezes e vice coordenação do Prof. Dr. Fauston Negreiros.

O Projeto utiliza a educação horizontal para construir um conhecimento conjunto nas escolas da periferia do DF sobre o tema tão estigmatizado no país: a política.  A política para além do que superficialmente se conhece; temas como representação, democracia e participação são presentes nos debates criados nas escolas. As crianças são estimuladas a pensar em política em várias ordens, em enxergá-la no seu cotidiano a fim de se verem como cidadãos que podem exercê-la. Não existe uma relação hierárquica entre os monitores do projeto e as crianças: não falamos e falamos e as crianças apenas ouvem e consentem. A educação horizontal, que desde o início norteou o andamento do projeto – e de certa forma, foi e é um fator preponderante para sua credibilidade e continuidade –, possibilita um novo lugar pedagógico. Com dinâmicas e discussões que retiram o aluno da posição de mero ouvinte e o coloca como motor do aprendizado, a ideia é, assim, impulsionar reações criativas às dinâmicas e proporcionar reflexões.

 

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Bem-vindos:Português como Língua de Acolhimento e Desenvolvimento Humano

 

 

Projeto Autonomia

O Autonimia é um projeto de extensão da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, do qual a Profa. Regina Pedroza, do Laboratório Ágora Psyché, participa.

Para mais infirmações:

 

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